terça-feira, 13 de outubro de 2009

Lina Bo Bardi



Com uma interessantíssima historia de vida, Lina Bo Bardi foi uma grande arquiteta modernista. É responsável por inovações estéticas importantes na arquitetura nacional, entre elas o denhos arrojado, o uso de novos revestimentos, como o concreto, os tijolos aparentes e a exposição de fiações e conexões.

Nascida em Roma e depois naturalizada brasileira, apaixona-se pela área ainda quando adolescente. Não só teve seu escritório, ma stambém trabalhou em grandes revistas européias, desenhou móveis, fez restaurações de edifícios, organizou exposições, deu aulas em universidades, e ainda ingressou no Partido Comunista Italiano.

No Brasil, encontra a verdadeira felicidade. Fica admirada com a cultura popular, sendo essa uma das principais influencias de seus trabalhos. Constrói em São Paulo, a famosa Casa de Vidro (figura 1), onde morou por anos com seu marido, e a sua considerada obra prima: O MASP (figura 2). A estrutura em concreto e vidro sobre um vão livre de 70 metros, o maior do mundo na época, foi chocante para toda a população.

Dentre suas outras obras estão a casa cultura de Recife, a igreja do espirito santo do serrado de Minas, o museu de arte da Bahia, o Sesc Pomepia em São Paulo, entre outras.

Lina deixou uma grande marca na arquitetura italo-brasileira, e com certeza muita saudade dos seus admiradores.

"Quando a gente nasce, não escolhe nada, nasce por acaso. Eu não nasci aqui, escolhi esse lugar para viver. Por isso, o Brasil é meu país duas vezes, é minha "pátria de escolha", e eu me sinto cidadã de todas as cidades, desde o Cariri, ao triangulo mineiro, Às cidades do interior e as da fronteira." Bardi, Lina Bo. Curriculum literario. Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, 1993. p. 12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário