quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Lúcio Costa

Lúcio Costa (imagem 1) , um dos maiores arquitetos brasileiros, teve um legado de modéstia, inteligência, precisão e talento. Ficou conhecido mundialmente pelo projeto de Brasília.

Nasceu na França e veio para o Brasil em 1917, morou em diversos países, estudou em Newcastle (Inglaterra), Montreux (Suíça) e formou-se em arquitetura na faculdade Belas Artes, onde foi nomeado diretor em 1930.

Apesar de praticar uma arquitetura neoclássica durante seus primeiros anos, Lucio Costa rompeu com essa formação e passou a receber influências modernas do arquiteto franco-suíço Le Corbusier.

Fez vários projetos em parceria com Oscar Niemeyer, entre eles a sede Ministério da Educação no Rio de Janeiro e o pavilhão brasileiro para a Feira Universal de Nova Yorque.

Em 1957, participou do concurso para o Plano piloto de Brasília (imagem 2), apesar contrariar algumas normas do concurso seu projeto foi aceito quase por unanimidade. Após esse projeto recebeu convites para coordenar vários planos urbanísticos, no Brasil e no exterior.

Faleceu aos 96 anos, deixou duas filhas, uma delas também arquiteta, Ana Elisa Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário